28.2.12

#gastronomia: ainda não foi cortada a fita do novo site michelin restaurants e já está lançada a polémica


Nos últimos dias, por conta de um número especial que a revista Evasões está a preparar sobre as estrelas Michelin em Portugal (e não só), mergulhei de cabeça — quase literalmente — no assunto.

A revista, capa de Abril, só deve chegar às bancas em finais de Março (fiquem de olho!), mas o assunto já me rendeu boas leituras, umas quantas oportunidades raras e o pretexto para aprender e repensar uma série de coisas...

Enfim, não posso revelar muito mais, a não ser que, graças à jornalista de gastronomia Maria Canabal (ela escreve para "Le Nouvel Observateur" e é tu-cá-tu-lá com os mais influentes do ramo), acabei de saber que o guia Michelin deverá, muito em breve, lançar oficialmente o seu novo site de restaurantes.

Até à data, a consulta de restaurantes e demais informações relacionadas faz-se ainda através de uma seção no site Via Michelin, mas o novo endereço promete outra dinâmica...

... e também, a fazer fé no que já se lê e ouve a propósito, uma boa dose de polémica. Isto porque no Michelin Restaurants os chefs e/ou restaurantes terão de pagar, mensalmente, para figurarem.

E não é só. Nesta fase de pré-lançamento do site, em que há prémios e tudo como estímulo, leitores e clientes estão já a ser convidados a deixar a sua opinião sobre os restaurantes que frequentam. Vai ser uma prática comum a partir de agora na Michelin, como  sempre aconteceu em outros guias de restaurantes como o Zagat, por exemplo.

Há quem veja nesta nova postura da Michelin uma forma de compensar a baixa de vendas dos guias, por um lado, e de ganhar algum terreno a outros sites, por outro, como o do TripAdvisor, cuja avaliação se baseia igualmente em opiniões (pelo menos em teoria...) e é, cada vez mais, uma ferramenta usada quer por restaurantes, quer pelo grande público.

Uma coisa é certa: muitos gastrónomos, como o crítico brasileiro Josimar Melo (cronista do caderno "Comida" do jornal Folha de São Paulo), torcem o nariz a esta "cedência" da Michelin e temem a desmoralização do seu "selo".

Quem viver, verá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...