9.11.11

#livro: a memorabilia de nova iorque

["Fulton Street Dock, Manhattan Skyline (1935)," por Berenice Abbott]

Nova Iorque, a cidade de todos os epítetos, é um tema inesgotável. A prova disso é que já perdi a conta a todos os livros que foram publicados, só nos últimos tempos, sobre ela.

Como não sou indiferente nem à cidade nem a muitas das coisas que lhe dizem, directa ou indirectamente, respeito, tenho já um punhado deles, mas não resisti a juntar mais um à (ainda assim) modesta colecção.

"New York - The Story of a Great City" (Andre Deutsch Book, 130 págs.), publicado em parceria com o Museum of the City of New York (aliás, a edição é da sua directora, Sarah M. Henry), está disponível em Portugal (encontrei-o, por exemplo, na loja online da livraria Bertrand por cerca de €33), mas foi através da Amazon (UK) que consegui um melhor negócio: versão capa dura por cerca de €26 (com portes de envio grátis).

E o que tem ele de especial? São 400 anos de história (e de estórias) revisitados através dos arquivos do museu da cidade, que disponibilizou ilustrações, gravuras e fotografias. Mas, convenhamos, se fosse só isso, nada de verdadeiramente novo teria sido acrescentado.

[Reprodução de um postal de 1914 da Brooklyn Academy of Music]

O que o distingue dos demais é o facto de trazer encartado, com recurso a um design bem esgalhado, vários facsimiles removíveis e reproduções de documentos, mapas e artefactos antigos que estavam esquecidos. A memorabilia inclui, entre outras preciosidades, o primeiro bilhete de metro vendido, a primeira página do jornal que noticiou o funeral de Abraham Lincoln ou a autorização dada a um negro forro para circular livremente.

É um livro para ser visto — e por isso pertence assumidamente à categoria dos coffee-table —, mas também apreciado. Numa cidade que se reinventa diariamente (cliché oblige), não deixa de ser interessante percorrer os seus 400 anos por caminhos menos óbvios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...