[Vista geral da Herdade da Nespereira & Moinho Velho, no concelho de Odemira, (foto de divulgação)] |
Não são conhecidos ainda grande detalhes, até porque o site está a ser ultimado e até ver existe apenas uma página no Facebook, mas há um novo projeto turístico no Alentejo e a sua abertura ao mercado português deve ser tornada oficial nos próximos dias pela agência de comunicação que vai fazer a sua assessoria.
[O moinho velho entretanto recuperado (foto de divulgação)] |
Mas, e até porque não me foi pedido segredo, dá já para adiantar alguns detalhes em primeiríssima mão.
[Vários hectares de sobreiros fazem parte dos atrativos da herdade (foto de divulgação)] |
Gerida pela família inglesa Gredely, que habita na casa principal, a Herdade da Nespereira & Moinho Velho, na localidade de Casa Nova da Cruz (concelho de Odemira, nas imediações de São Teotónio), levou sete anos a tomar forma.
[Um dos quartos do Monte do Carvalho (foto de divulgação)] |
Em plena área de Reserva Natural, rodeada de floresta de sobreiros (aliás, a propriedade inclui uma nova plantação de 25 hectares só de sobreiros), esta herdade tratou de capitalizar atrativos que já existiam, como um moinho e quatro reservatórios de água, e idealizou um conceito de hospedagem assente em quatro montes (totalmente equipados, eles são personalizados e respondem por nomes próprios como Carvalho, Cortiça ou Azenha) e quatro refúgios florestais, todos eles rústicos, com mobiliário típico alentejano recuperado dos anos 1970 e que permitem diferentes tipos de contato com a Natureza circundante.
[Sala do Monte da Cortiça (foto de divulgação)] |
Na casa principal, residência dos donos, ficarão serviços de apoio como a piscina comum, o café e uma clubhouse. Entre as atividades previstas — ah, detalhe importante, famílias com crianças serão bem-vindas, com ocupações específicas para os hóspedes mais novos —, destaque para práticas saudáveis como o ioga ou o qigong, além de caminhadas, surf ou passeios em bicicleta de montanha.
[Mais simples e rústicos, os refúgios florestais são outra alternativa de alojamento (foto de divulgação)] |
E é tudo o que se pode contar por agora.