[Hotel Aire de Bardenas (acima, foto de divulgação) e La Posada de Babel (abaixo, foto de divulgação)] |
Graças a um artigo que tive de fazer para a edição de aniversário da revista Evasões (14 anos, celebrados em Junho!), pude descobrir, entre outras coisas, três hotéis fantásticos que — assumo a minha ignorância — desconhecia por completo.
O erro é tão grave quando, bem vistas as coisas, todos ficam em Espanha — ou seja, não tão longe quanto isso — e em regiões que adoro: Astúrias, País Basco e Aragão.
São ideais para uma escapada, que pode até ser curta, mas não precisa ser óbvia.
[Panorâmica da Posada de Babel (foto de divulgação)] |
ASTÚRIAS
Um pequeno hotel rural instalado numa quinta, nos arredores de Llanes, que desfruta da proximidade da sierra del Cuera, da costa asturiana e até mesma da estância de San Vicente de la Barquera. O bucolismo envolvente, propício a passeios ou à simples contemplação, encontra um reflexo na decoração interior, mas só até certo ponto, pois há também aqui uma preocupação em ser contemporâneo. Quando o tempo permite, o pequeno-almoço é servido ao ar livre, no terraço, com vista para o jardim, mas o hotel dispõe de uma agradável biblioteca com lareira. Já os 10 quartos e três suites repartem-se pela casa principal, um torreão restaurado, um pavilhão de teca em forma de cubo e um pavilhão apelidado de “suite del jardín”.
[Um dos quartos da Babel (foto de divulgação)] |
La Pereda, s/n, Llanes, Espanha, tel. +34 985 402 525
[Aire de Bardenas em toda a sua singularidade (foto de divulgação)] |
[Uma das casas do Aire de Bardenas (foto de divulgação)] |
Aragão
É um dos hotéis mais fotografados do mundo, com prémios de arquitectura no palmarés, e não é caso para menos. Imagine um campo de trigo onde, surgidos do nada, aparecem poisados vários volumes cúbicos e rectangulares brancos. E tudo isto junto ao Parque Natural de las Bardenas Reales de Navarra, a meros três quilómetros do centro histórico de Tudela. Existem quatro tipos de alojamento, que variam na forma e também na vista (os mais luxuosos possuem até banheira no pátio exterior privado). O design interior é totalmente contemporâneo, existindo ainda, como áreas comuns, dois restaurantes.
[O restaurante e o bar do Aire de Bardenas (foto de divulgação)] |
Ctra. de Ejea, km. 1,5, Tudela, Espanha, tel. +34 948 116 666
[O Viura no seu elemento natural (foto de divulgação)] |
[Primeiro estranha-se, depois adora-se ou não, mas nunca se fica indiferente (foto de divulgação)] |
País Basco
Numa região famosa pelas suas vinhas e vinhos, a Rioja Alavesa, este hotel causa um forte um impacto para quem é apanhado desprevenido. Isto porque a sua arquitectura é, no mínimo, peculiar, pois, visto de fora, dá ideia que das entranhas da terra brotaram vários cubos sobrepostos, de diferentes cores e com grandes janelas. Além de um restaurante, bar e ginásio, o Viura reservou para o último piso terraços ajardinados que permitem admirar o casario e as igrejas antigas de Villabuena. Os quartos, modernos e bem apetrechados tecnologicamente como seria de esperar, são 33, sendo quatro deles suites.
[O Viura faz uma ruptura, mas também integra a paisagem ao redor (foto de divulgação)] |
[Design, arrojo e factor surpresa, eis alguns dos ingredientes do Viura (foto de divulgação)] |
Calle Mayor s/n, Villabuena de Álava, Espanha, tel. +34 945 609 000